Conhecer bem o seu segmento é o primeiro passo para ter sucesso e trabalhar bem o marketing digital para produtos físicos pode te ajudar a posicionar o seu negócio e vender mais!
Com o avanço das redes sociais, não importa qual é o segmento que você atua: a presença digital é um fator essencial para o sucesso.
E, mesmo que você não trabalhe com e-commerce, você precisa entender como utilizar todo o alcance do marketing digital para vender seus produtos físicos.
Será que muda alguma coisa na abordagem quando estamos falando de produtos físicos?
Quais são os cuidados que precisamos ter para conseguirmos bons resultados em vendas?
Se você quer esclarecer essas dúvidas e estruturar suas ações de forma estratégica e eficiente, continue a leitura!
Vamos começar pelo começo!
Em todos os lugares e a todo momento, vemos pessoas com o celular na mão, certo? Ele se tornou uma ferramenta essencial no nosso dia a dia e é uma forma de conexão e descoberta do mundo a nossa volta.
O marketing digital é uma ferramenta incrível de grande alcance que aplica uma série de estratégias de comunicação e publicidade voltadas para o ambiente online.
O objetivo principal é utilizar alguns dos conceitos do marketing tradicional para se conectar com consumidores em potencial pelos meios digitais, em especial as redes sociais.
E, com o crescente acesso às redes, sua marca pode chegar cada vez mais para mais pessoas e com custo muito menor.
Pense no conceito de marketing do passado: anunciar em revistas, na televisão e em outros meios, era algo apenas para grande marcas, pois o custo era muito elevado.
Hoje, toda e qualquer marca, independente do seu tamanho, pode se destacar e apresentar seus produtos e serviços na palma da mão dos seus clientes em potencial!
Mas, como aplicar o marketing digital se não tenho uma loja virtual?
O "segredo" é muito simples: você precisa apresentar o máximo de informações para quem está do outro lado da tela, que pode ser um celular ou um computador. E gerar desejo pelo seu produto ou serviço!
Quer um exemplo? Imagine que você tem uma loja de roupas. Em uma loja virtual, você precisa incluir uma blusa com uma descrição detalhada e algumas imagens estáticas dela: frente, costas, detalhes da manga, etc.
Já nas redes sociais ela pode ser apresentada em um Reels no Instagram ou vídeo no TikTok, de uma forma muito mais atrativa: combinações da blusa, formas diferentes de usá-la, looks diferentes com a mesma peça, vídeo com transições mostrando as opções de cores, lives de vendas, entre outras formas.
Na prática, isso aumenta muito as chances de uma conversão!
E o melhor de tudo: você cria uma relação mais próxima com seus clientes, que se tornam verdadeiros fãs da sua marca!
Como elaborar uma estratégia de marketing digital para produtos físicos
Vamos ver agora, como fazer isso na prática? Veja algumas dicas para conseguir mais vendas usando as redes sociais como grandes aliadas!
1. Redes Sociais
As redes sociais são suas maiores aliadas neste processo! Elas te ajudam a estreitar a comunicação, mostrar a sua marca e permitem que as pessoas conheçam seus produtos.
E você não precisa estar em todas as redes, mas sim, fazer parte das redes que a sua persona faz parte. Pois, por exemplo, se o seu cliente não costuma estar em uma rede social, não faz sentido você investir tempo criando conteúdo para ela!
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais certeiras para a venda de produtos físicos.
Através dele, você identifica e entrega conteúdos relevantes para o seu público, fortalece a sua autoridade e se aproxima da sua audiência.
Não pense diretamente no produto, mas sim em construir uma jornada que o cliente percorre até a compra: mostrando que você é, os bastidores, benefícios, pontos positivos, formas de utilizar o produto, enfim, ajude o seu cliente a tomar a decisão de compra!
3. Se relacione com o seu cliente
Identifique a forma de conversar com o seu cliente de forma mais eficiente. Assim, você cria um ambiente de proximidade e constrói uma experiência muito melhor para o usuário.
Para fazer isso, é preciso organização:
Usar a linguagem correta: por exemplo, se o seu cliente é mais jovem ou o seu produto não é um produto técnico, "engessar" os textos (legendas, posts), não faz muito sentido. Fale com o seu cliente da maneira correta!
Tenha um calendário de publicações: organização é a palavra-chave! Se você não se programar, acabará fazendo os posts na última hora e, muitas vezes, nem fazendo! Entenda que o marketing é uma extensão do seu trabalho, uma vitrine do seu negócio e é um excelente canal de comunicação com seu público (que pode te gerar muitas vendas!).
Analise e melhore seus conteúdos: tenha a rotina de olhar para os seus posts, videos, stories e analisar os resultados é uma excelente fonte de informação. Observar o que funciona e o que não funciona, quais dias e horários são os melhores para o seu ecossistema, o que as pessoas costumam perguntar, enfim, aprenda com as interações e melhore cada vez mais!
Use as todas as ferramentas disponíveis: aprenda a multiplicar seu conteúdo usando as ferramentas que as redes oferecem: feed, publicação fixada, reels, stories, figurinhas disponíveis. Adeque o seu conteúdo para melhorar a sua interação e relacionamento.
4. Valorize os seus leads
Uma forma importantíssima nesse processo são os leads.
Lead é o contato recebido de um potencial cliente: uma pessoa que te mandou uma mensagem no WhatsApp perguntando o preço de um produto, alguém que te mandou um e-mail e até o cliente que te mandou um Direct ou Messenger pedindo uma informação.
É importante que você sempre busque registrar os contatos (telefone e e-mail) destas pessoas, pois elas "avançaram" na jornada de compra: ela não está só olhando a sua publicação, mas demonstrou interesse em seu produto.
Quando esta ação acontece, você passa a ter um canal mais pessoal e direto com este usuário e isto deve ser utilizado de forma estratégica para segmentar ainda mais a sua comunicação.
Estes clientes estão mais propensos a comprar de você! Faça chamadas exclusivas para eles, ofereça um desconto, uma condição especial: use a sua lista de leads!
5. Mídia Paga
A mídia paga é o combustível que faz as suas ações terem um maior alcance.
Todos nós sabemos que o alcance orgânico existe, mas que, com o volume de informações nas redes a todo o momento nem sempre nosso conteúdo é visto por todas as pessoas como gostaríamos.
Assim, o foco da mídia para é direcionar os seus anúncios a partir de campanhas pagas, em que o investimento é maior, mas os retornos também são.
O ideal neste aspecto é começar devagar e ir equilibrando as campanhas orgânicas com as mídias pagas. Assim, as chances de conseguir fazer o melhor uso do marketing digital para produtos físicos aumenta significativamente.
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